Sunday, August 24, 2014

20140824 CQ7GIL(Portugal) on 20m USB

20140824 CT7GIL(Portugal) on 20m USB

QSL image for CQ7GIL
CQ7GIL Portugal flag Portugal
Hospital Ship *Special Event Station*
P.O.Box. 507 EC Alto Minho
4901-908 Viana do Castelo
Portugal
QSL: VIA CT BURO OR DIRECT TO CS1AAM
Email: Use mouse to view..
Page managed by CT1EDA Lookups: 10853 

20140824 1302UTC 14270kHz CQ7GIL
Date : 24/Aug/2014 1302UTC
Freq : 14270kHz USB
Rig   : SDR(PI4THT)
ANT : Mini-Whip(PAORDT) 
PC recording


CQ7GIL - Naval Club Station Gil Eannes : NRA  PN120.
O Navio Gil Eannes foi construído nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo em 1955 tendo como missão, apoiar a frota bacalhoeira nos mares da Terra Nova e Gronelândia. Embora a sua principal função fosse prestar assistência hospitalar a todos os pescadores e tripulantes, o Gil Eannes foi também navio capitania, navio correio, navio rebocador e quebra-gelos, garantindo abastecimento de mantimentos, redes, isco e combustível aos navios da pesca do bacalhau. A partir de 1963 passou a fazer viagens de comércio como navio frigorífico e de passageiros, entre as campanhas de pesca, realizando a sua última viagem de assistência à frota bacalhoeira em 1973, ano em que efectuou uma viagem diplomática ao Brasil como embaixada flutuante de Portugal, nas recepções oferecidas pelo então embaixador Prof. José Hermano Saraiva. Depois de estar parado durante 18 meses, em 1975 iniciou novamente actividade como navio comercial (frigorífico) fazendo cargas regulares de bacalhau seco da Noruega para Lisboa, ao serviço da Comissão Reguladora do Comércio do Bacalhau. Ainda, nesse mesmo ano, foi requisitado pelo Governo Português para participar na independência de Angola, como navio hospital. Após a chegada de Angola foi novamente armado para efectuar viagens comerciais, tendo navegado pela Noruega, Canadá, Nova Inglaterra, África do Sul, República dos Camarões e Espanha. Entre estas viagens fez algumas paragens para manutenção nos estaleiros de Viana do Castelo e Aveiro. Tendo findado a sua actividade em 1984, andou de cais em cais do porto de Lisboa até ser vendido a um sucateiro para abate em 1997, quando já estava profundamente degradado e pilhado de muito do equipamento que o apetrechava. Perante este inglorioso destino do emblemático navio hospital, a comunidade vianense foi mobilizada, pela Câmara Municipal de Viana do Castelo, para o trazer à cidade onde nascera, resgatando-o à sucata para ser exposto no porto de mar de Viana do Castelo como memória viva do passado marítimo da cidade e do país. Em 1998 recebe profundas obras de reabilitação nos Estaleiros Navais de Viana do Castelo, com o apoio de várias instituições, empresas e cidadãos, e passando a ser propriedade da Fundação Gil Eannes, fica nesse ano, em exposição pública na doca comercial de Viana do Castelo. Os visitantes podem desde então "navegar" pela ponte de comando, cozinha, padaria, casa das máquinas, consultório médico, sala de tratamentos, gabinete de radiologia, diversos camarotes e salas de exposições temporárias. Outros sectores foram, entretanto, reabilitados para visita: Sala de Reuniões localizada na antiga sala de jantar dos oficiais, Loja de Recordações, Bar/esplanada e Pousada da Juventude com 60 camas, localizada nas antigas enfermarias e camarotes. Para mais informação, visite: http://www.fundacaogileannes.pt/
-------------------------------------------------------------------
The Ship Gil Eannes was built at the Estaleiros Navais of Viana do Castelo (Viana do Castelo’s Shipyard) in 1955 her mission being to support the cod fishing fleet in the seas off Newfoundland and Greenland. Although her main purpose was to give hospital assistance to all the fishermen and ships’ crews, Gil Eannes was also a flagship, a post ship, a tug and an ice breaker, guaranteeing food supplies, nets, bait and fuel for the cod fishing ships. After 1963, she started commercial voyages as a refrigerated cargo ship and passenger ship, between fishing campaigns. Her last voyage as support ship to the cod fishing fleet was in 1973. In that same year she went on a diplomatic voyage to Brazil as a floating Portuguese embassy, in the receptions offered by the ambassador at the time, José Hermano Saraiva. After being out of service for 18 months, in 1975 she reinitiated activity as a commercial refrigerated cargo ship, regularly carrying cargos of dried cod from Norway to Lisbon, in the service of the Cod Commerce Regulatory Commission. In that same year, she was required by the Portuguese Government to participate in Angola’s independence, as a hospital ship. After her arrival from Angola, she was again equipped for commercial voyages, having navigated through the seas of Norway, Canada, New England, South Africa, Republic of Cameroon and Spain. Between these voyages she, made some stops for maintenance at Viana do Castelo’s Shipyard and Aveiro. Having ceased activity in 1984, she went from quay to quay in the Port of Lisbon until she was sold as scrap in 1997, already in a much deteriorated state and plundered of the equipment that she once had. Faced with this ignominious end for the emblematic hospital ship, Viana’s inhabitants were mobilized by the Mayor’s office of Viana do Castelo, to bring her to the city where she was born, rescuing her from her fate of being scrapped, in order to be displayed in the seaport of Viana do Castelo as a living memory of the maritime past of the city and of the country. In 1998 she underwent an extensive refit at Viana do Castelo’s Shipyard, with the support of various institutions, companies and citizens, becoming the property of the Gil Eannes Foundation. In that same year she went on display to the public in Viana do Castelo’s commercial dock. Since then visitors have been able to visit the bridge, galley, bakery, engine room, doctor’s office, treatment room, radiology room, several cabins and tempora For more information, please visite: http://www.fundacaogileannes.pt/


112551 Last modified: 2011-01-21 21:14:58, 6955 bytes

No comments:

Post a Comment